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Velocidade e quantidade de informações tornam complexa a gestão da notícia

Cris Alessi é diretora de Comunicação Digital da Prefeitura de Curitiba e vem a Natal palestrar sobre assessoria nos órgãos públicos

Quem é ligado em redes sociais há mais tempo, deve lembrar do sucesso e da “revolução” na internet, quando a Prefeitura de Curitiba, no Paraná, criou a página “Prefs” no Facebook, em 2012. A Prefs inovou trazendo a linguagem que já era própria das redes sociais, para dentro de um órgão público. Uma linguagem descontraída e humorada que logo fez sucesso.

Em 2015, a página já liderava o ranking de número de fãs no Facebook entre os órgãos municipais de todo o país. Eram 570 mil fãs, cerca de um terço da população paranaense da época. Para ter uma ideia, a segunda colocada, a Prefeitura de Manaus, tinha menos da metade de fãs, 200 mil. A Prefeitura da capital mais populosa do país, São Paulo, tinha 99 mil fãs.

Cris Alessi, formada em Publicidade pela PUC-PR, com MBA em Marketing pela UFPR, trabalha na área digital desde 2009. Acompanhou o sucesso da Prefs, e em 2017 entrou na Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba. “Foi quando avaliamos os dados analíticos da página e percebemos que mais da metade da audiência era gerada pelo público fora de Curitiba, e decidimos mudar a condução do conteúdo. A linguagem própria das redes sociais permaneceu, mas os temas e conteúdos foram focados para o cidadão curitibano”, explica ela.

A estratégia rapidamente deu resultado, hoje a audiência da página é predominantemente curitibana. “Isso aconteceu por se entender que o foco da comunicação social governamental é a cidade na qual ela está inserida”, completa. Cris Alessi vai ser uma das palestrantes do Seminário Conexão Digital, que acontece no dia 7 de outubro, no Ocean Palace, em Natal.

Boas práticas no marketing digital e na assessoria de imprensa para gerenciamento de crise nos órgãos públicos, vai ser o tema da palestra de Cris Alessi. “O tom oficial é sempre questionado, seja qual for a área. Também a velocidade e quantidade de informação torna a gestão da notícia complexa. Monitorar a presença digital, acompanhar os meios de comunicação e relacionar-se com o cidadão faz toda diferença no processo de comunicação”, diz ela.

Cris fala ainda que as redes sociais são hoje parte fundamental da estratégia de comunicação da prefeitura, fazendo atendimento em todas as áreas do governo e auxiliando o cidadão na consulta, avaliação e utilização dos serviços oferecidos por ela. E que o maior resultado obtido com as redes sociais é a aproximação e relacionamento com o cidadão curitibano. “A audiência média das nossas redes sociais coincidem com a quantidade de perfis ativos de Curitiba, o que demonstra a eficiência do meio e a aderência do conteúdo junto ao público”, constata ela.

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