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Para Maurício Vargas, a fraqueza das empresas é sempre o atendimento

Depois de ter um problema com uma companhia aérea e perder um importante negócio, Maurício Vargas fundou o Reclame Aqui, site referência no Brasil, que acolhe consumidores insatisfeitos com serviços de diversos setores. Maurício Vargas é presença confirmada como palestrante no Seminário Conexão Digital, que ocorre no próximo dia 07 de outubro, no Ocean Palace.

A empresa que teve início em Campo Grande (MS), no ano de 2001, é hoje um dos sites mais acessados do país. “Eu me vi sem um lugar para expor minha insatisfação e alertar outros consumidores, com isso, tive  a ideia de criar o ReclameAQUI. Nos primeiros anos, a empresa que começou com reclamações da minha família e de alguns amigos em um pequeno escritório”, conta Maurício.

Além das milhares de queixas de consumidores, o conhecimento e investimento em anúncios online auxiliaram na expansão do negócio. “Até meados de 2007, nós éramos apenas um ‘muro de lamentações’. Então, com uma melhor indexação no Google e o aculturamento do brasileiro em fazer mais pesquisas pela internet, começamos a aparecer em relevância nas páginas iniciais, sempre que o nome de alguma empresa era procurado. Daí, as empresas começaram a perder clientes e vieram atrás para saber quem nós éramos. No primeiro momento, foi um ataque fulminante, mas, hoje, somos referência e as empresas não vivem sem o ReclameAQUI.”, afirma.

O maior acesso a informações sobre as marcas deixou o consumidor mais crítico e atento no processo da compra, ou seja, o poder de decisão tornou-se muito maior, como explica o fundador do ReclameAQUI. “Com toda globalização de informação, o consumidor não ficou desapegado e, sim, mais informado e com muito mais poder de decisão. Com raras exceções como Apple e Coca-Cola que existe o apego emocional, amor ou até dependência química, o desapego não é com o amor que ele tem pela marca, agora os consumidores estão informados o suficiente para saber o tipo de atendimento que as empresas dão, querem comprar o que é bom, às vezes pagando até um pouco mais caro pensando no custo-benefício.”

Mesmo com toda tecnologia envolvida, Maurício lembra que o grande problema das empresas está no relacionamento com o cliente. ”Aquele tipo de negócio de grande amor pela marca, ficou para trás. Um grande exemplo é o UBER, que era o ‘todo queridinho’ quando chegou, mas hoje, está fazendo propaganda para recuperar a marca porque atende mal. A fraqueza das empresas é sempre o atendimento.”, ressalta. E visando maior proximidade com seus clientes, a participação no Seminário Conexão Digital está rodeada de expectativa por novos mercados.. “O ReclameAQUI tem marcado presença no cenário nordestino nos últimos meses, inclusive tivemos o Fórum ReclameAQUI  em Recife/PE em maio desse ano, e pretendemos estar ainda mais atuantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no próximo ano.”, conta Maurício.

 

PROGRAMAÇÃO – CONEXÃO DIGITAL

7h30 às 8h – Credenciamento

8h às 8h15 – Boas vindas aos participantes!

Abertura oficial – Carlos Carvalho (Abracom)

8h15 às 9h – Porque investir em marketing de conteúdo e como criar uma estratégia eficiente.

Palestrante: Ana Paula Lima/RJ (Especialista em planejamento de comunicação e Marketing de conteúdo)

9h05 às 09h50 – Hacks de Inovação e Tendências – Como se posicionar ONLINE

Palestrante: Tatti Maeda /SP (Consultora de Marketing Digital)

09h55 às 10h40 – O produto turístico e o marketing de influência como estratégia. Case: Hotel Sombra e Água Fresca

Palestrantes: Alan Oliveira/RN  (Fácil Comunicação), Flávia Pipolo/RN e Nara Marques/PB (Digital Influencers)

10h40 às 10h50 – Intervalo

10h50 às 11h40 – A disruptura do consumidor: Você sabe o que vai acontecer com a sua empresa nos próximos cinco anos?

Palestrante: Maurício Vargas/SP (Fundador do Reclame Aqui)

11h45 às 12h35 – Inbound Marketing – o novo jeito de prospectar clientes

Palestrante: Thiago Schiopa/SP (Resultados Digitais)

12h35 às 13h40 – Intervalo de almoço

13h40 às 14h30 – Eleições 2018. A um ano, o que vem por aí no marketing político e a influência da internet.

Palestrante: João Maria Medeiros/RN (Marketing Político – Dois A).

14h35 às 15h25 – Como utilizar dados na decisão da população na construção da imagem do atual mandato, do novo eleitor e na estratégia de uma campanha vencedora.

Palestrante: Míriam Braga/MT (Vetor Pesquisas)

15h30 às 16h30 – Boas práticas no marketing digital e na assessoria de imprensa para gerenciamento de crise nos órgãos públicos. O case da Prefeitura de Curitiba-PR.

Palestrantes: Juliska Azevedo/RN (Secretária de Comunicação do Governo do RN), Marília Rocha/RN (Assessora de Comunicação da Assembleia Legislativa do RN) e Cris Alessi/PR (Diretora de Comunicação Digital na Prefeitura de Curitiba)

16h30 às 16h40 – Intervalo

16h40 às 17h30 – Direito eleitoral na internet, a nova legislação, as ameaças para os atuais gestores e futuros candidatos para próximas eleições.

Palestrante: Luis Gustavo Severo/DF (Especialista em Direito Eleitoral).

17h35 às 18h25 – Crème de la Crème – O melhor do Conexão Digital

19h – Encerramento

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