Paris – A seleção brasileira de judô coroou uma campanha histórica em Paris com o bronze por equipes. Em disputa realizada neste sábado (3), o Brasil venceu a Itália por 4 a 2, e conquistou a quarta medalha para a modalidade nesta edição dos Jogos Olímpicos.
A seleção brasileira de judô encerrou a participação nos Jogos Olímpicos de Paris neste sábado (3). O Brasil participou da disputa pelo bronze, mas perdeu o confronto para a Itália, na competição que foi realizada na Arena Champ-de-Mars.
Rafael Macedo abriu a participação brasileira, na categoria até 90 kg contra Christian Parlati. Com 1m30 de luta, o brasileiro acumulava duas punições. Ambos os atletas tiveram dificuldade com a pegada e o duelo foi para o golden score. Com 14 segundos, o brasileiro encaixou um Uchi-mata para vencer por ippon.
Já a campeã olímpica Beatriz Souza acabou logo com a brincadeira. Precisou de 36 segundos para vencer Asya Tavano. Após aplicar um Sumi-otoshi, ela imobilizou a adversária e venceu por ippon.
Com 2 a 0 no placar, Leonardo Gonçalves subiu no tatame na categoria acima de 90 kg. O brasileiro foi agressivo e buscou a luta a todo momento contra Gennaro Pirelli, mas o combate foi para o golden score. Com 1m20 do tempo extra, Leo acumulava duas punições. Com 3m22, ele sofreu um contra-ataque e perdeu o duelo.
A campeã olímpica Rafaela Silva entrou em ação na quarta luta. Ela conseguiu um wazari sobre Veronica Toniolo e manteve a pegada para finalizar o combate aos 1m43 no relógio.
Foi, então, a vez de outro medalhista subir no tatame. Dono da primeira medalha da delegação brasileira em Paris-2024, Willian Lima enfrentou Manuel Lombardo, em mais uma luta que foi para o golden score. Com 43 segundos, o italiano conseguiu um ippon para diminuir o placar.
A sexta luta ficou nas mãos de Ketleyn Quadros. Ela conseguiu um wazari no começo do combate contra Savita Russo, tentou imobilizar a adversária, mas ela conseguiu escapar. A italiana conseguiu encaixar um golpe faltando pouco mais de 30 segundos para o fim da luta.
Com o empate no placar, houve sorteio para definir a luta de desempate. A responsabilidade caiu nos ombros de quem supera as adversidades: Rafaela Silva venceu com imponência mais uma vez. Ela colocou a adversária no chão novamente, rápido, sem drama e trouxe o bronze para o Brasil.
Quatro medalhas
O judô brasileiro conquistou uma medalha de cada cor no individual em Paris-2024. Larissa Pimenta ficou com o bronze na categoria até 52 kg. No mesmo dia, Willian Lima faturou a prata nos 66 kg. Por fim, Beatriz Souza levou o ouro na divisão acima de 78 kg.
Se em Tóquio-2020, o judô ficou com o sétimo lugar por equipes, agora o Brasil foi coroado com o bronze.
Este foi último dia de competições do judô. As competições continuam na Arena Champ-de-Mars, que vai sediar a luta.
Com informações D24am
Foto: Divulgação