Manaus (AM) – Em pouco mais de 14 meses, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), atendeu quase meio milhão de cidadãos que buscaram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) este ano em todo o estado.
O atendimento, conforme os dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) da SSP-AM, resultou na emissão de mais de 386 mil CINs das quais, mais de 200 mil foram emitidas durante o 1º semestre deste ano. Deste total, mais de 30 mil estão nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) aguardando pelos requisitantes do documento.
“O Amazonas se adiantou à recomendação do Governo Federal e começou a expedir o documento há cerca de um ano antes do prazo final. De lá para cá, temos realizado vários ajustes e adequações para melhor atender à população e, com isso, atendemos cerca de 10% da população do Amazonas, considerando o censo de 2022. Com isso, o estado melhorou o processo de emissão que, além de todos os benefícios, consegue atender e emitir mais documentos que no sistema anterior”, destacou o diretor do IIACM, Mahatma Porto.
O diretor do Instituto de Identificação explicou o motivo do número de pessoas atendidas ser diferente do quantitativo de CINs emitidas. De acordo com ele, isso ocorre porque muitas das pessoas chegam para atendimento com alguma ausência ou irregularidade na documentação, além de constarem dados divergentes na base da Receita Federal ou problemas com o CPF.
*Emissão*
Durante os 14 meses de atividade, a SSP-AM emitiu, ao todo, 386.606 mil documentos. Todas as CINs chegaram às mãos dos cidadãos de forma gratuita. O Amazonas passou a emitir o novo documento em abril do ano passado. No início da emissão até dezembro de 2023, o estado atendeu 185.316 mil cidadãos com a nova CINs.
Este ano, entre os meses de janeiro a junho, outras 201.290 Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas. No entanto, conforme o acompanhamento feito pelas equipes do Instituto de Identificação, atualmente, cerca de 30 mil documentos estão nos PACs à espera de quem os solicitou.
“Recomendamos que o cidadão acompanhe o andamento da solicitação do seu documento e que em seguida faça a retirada da sua CIN no mesmo PAC onde foi atendido. Da mesma forma que é importante fazer a solicitação da carteira, é importante que o cidadão vá buscá-la”, orientou Mahatma Porto.
O cidadão pode acompanhar o processo da solicitação da CIN por meio do mesmo site onde realizou o agendamento, mas na aba “Acompanhar Atendimento”: https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento. Em casos de dúvidas, buscar informações por meio da Ouvidoria da SSP-AM, por meio do canal de WhatsApp: 92 99186-4344
(*) Com informações da assessoria.