Portal Conexão Digital
Cidades

Em comemoração ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, Bosque da Ciência tem programação especial

Em comemoração ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente”, do dia 5 a 7 de junho, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) oferece uma programação diversificada na Semana do Meio Ambiente 2024. Serão realizadas cerca de 30 atividades no parque verde urbano, como ações educativas com foco na Amazônia, como exposições, oficinas interativas, ações de reciclagem e visitas monitoradas. Veja aqui a programação.

Para a Semana, o Bosque adotou o mesmo tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que é “Restauração da terra, resiliência à desertificação e à seca”. A programação acontecerá das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. É gratuita e aberta a todos, basta apenas agendar a entrada no Bosque pelo site https://bosquedacienciaam.wixsite.com/agendamento
Dia D – Concentração de atividades

A abertura do evento acontecerá na quarta-feira (05), às 10h, na ilha da Tanimbuca do Bosque da Ciência, e contará com a participação do diretor do Inpa, o professor Henrique Pereira. Na cerimônia será lançado o novo mascote do Bosque, o “Bosquinho”, que terá um papel lúdico e interativo com os visitantes. No passado, o mascote era o “Folhinha”. A quarta também será o “dia D” da programação, quando há um uma maior concentração de atividades.

Laboratórios e projetos do Inpa mostrarão suas principais produções científicas através de exposições em tendas nas trilhas do Bosque. Os temas abordados incluem a biodiversidade amazônica com as exposições “Mundo dos Insetos”(Projeto de Popularização da Ciência Coleção Zoológica de Invertebrados do Inpa), Oficina das Aranhas Caranguejeiras (Laboratório Invertebrados terrestres), “Quelônios da Amazônia” (Centro de Quelônios da Amazônia- Cequa), “Insetos Aquáticos” (Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos- Lacia), “Vida de Gavião Real” (Projeto Harpia) e “Mamíferos Aquáticos” (Laboratório de Mamíferos Aquáticos/LMA e Associação Amigos do Peixe-boi/Ampa).

Além de muitas atividades voltadas para a criançada, a programação contará com conteúdos de interesse dos jovens e adultos, como a exposição “Meliponicultura e Etnobiologia” do Grupo de Pesquisas em Abelhas (GPA), que trará sua experiência com criação de abelhas-sem-ferrão. Outro assunto é o “Controle Biológico de Doenças Tropicais”, que será exposto pelo Laboratório de Pesquisas sobre Malária e Dengue.

O tema das mudanças climáticas estará presente em um terço das exposições. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) abordará o assunto através dos jogos: – Ecoethos da Amazônia, Jogo das ações humanas e a mudança climática e o Quiz Boas Práticas para baixas emissões de Gases de Efeito Estufa. Já o Laboratório de Ecologia e Evolução de Vertebrados (Leevi) mostrará como as mudanças climáticas impactam os animais e a biodiversidade através da “Oficina de Herpetologia” com exposição de Anfíbios e Répteis de sua coleção didática, o “Jogo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” e a dinâmica “Desafio dos Quelônios Amazônicos”.

Já o Grupo de Pesquisa em Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Maua) trará curiosidades dos estudos sobre essas áreas que compõem o bioma amazônico e sofrem influência direta do regime hidrológico.

O projeto de longa duração Observatório da Torre Alta da Amazônia (Atto) trará a importância da Amazônia para o clima mundial. O Atto coleta dados meteorológicos, químicos e biológicos, como a concentração de gases de efeito estufa, para entender como a Amazônia interage com a atmosfera acima e o solo abaixo. O público poderá compreender como estudar esses processos complexos é essencial para previsões climáticas mais precisas.

O Bosque da Ciência do Inpa está localizado na Rua Bem-te-vi, sem número, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. A entrada é gratuita de quarta-feira, 5, até a sexta-feira 7.

Da Redação

Foto: Reprodução

 

 

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais